Como organizar a geladeira

Olá, queridos! Decidi trazer dicas sobre como organizar a geladeira porque sei que a vida de todo mundo é bem corrida. E o que a gente busca, atualmente, é praticidade!

Na semana passada até listei algumas receitas para fazer em menos de 20 minutos, afinal, não é sempre que a gente tem tempo ou paciência para cozinhar, né?

Mas eu vim aqui hoje falar que é  importante que tudo esteja organizado para facilitar o preparo da comida do dia a dia, sem que você fique desmotivado.  E essa organização começa na geladeira.

Com isso, não perdemos tempo procurando o alimento que ficou escondido lá no fundo da prateleira, e evitamos o desperdício quando alguma coisa estraga no fundo da geladeira.

Aliás, reaproveitar as sobras, também é uma excelente maneira de se evitar o desperdício. E com uma geladeira organizada, essa tarefa fica mais simplificada.

Uma questão de saúde

Outro ponto importante sobre organizar sua comida:  manter a geladeira em ordem é uma questão de higiene e saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) no mundo. E elas são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

Então, bora aprender como organizar sua geladeira. Depois é só colocar em prática. Não vai levar tanto tempo assim. E o final de semana está chegando, você pode dedicar uns minutinhos para isso.

Começando a organizar a geladeira… pelo começo!

Sabe aquela história, antes de colocar um móvel lindo e novo na casa, você tem que retirar o velho e dar um encaminhamento para ele. Com a geladeira é a mesma coisa. É preciso tirar o que está velho, dar uma limpadinha nela se for preciso e aí sim #partiuarrumação.

Parece óbvia, mas esta etapa é super importante. Afinal, você economiza fazendo compras inteligentes de alimentos para a sua casa, e agora precisa saber como organizá-los em sua geladeira.

E aqui vai minha primeira dica:

Aplique a técnica FIFO (first in – first out) – produtos antigos devem estar sempre na frente. Quando vc tirar os ingredientes da sua geladeira, garanta que vai colocar os novos produtos atrás dos antigos.

Assim você garante que os mais antigos serão consumidos primeiro e evita que passem do prazo de validade.

Cada coisa em seu lugar

É importante saber que quanto mais perto do freezer, mais refrigerado o compartimento, especialmente se sua geladeira é um pouco mais antiga. Com esse conhecimento “refrescado” na memória, fica mais fácil setorizar cada tipo de alimento.

Então vamos lá, pegue essas outras dicas:

  • Os condimentos, como catchup, mostarda e molhos industrializados, devem ficar na porta da geladeira. E podem dividir o espaço com as bebidas, que gostam desse lugar. Ah, gente, as conservas e as geleias  também podem ser guardadas na porta.

Outro dia ensinei a receita de uma conserva de gengibre lá no meu Instagram, que teve mais de 7.500 visualizações. A conserva dura 20 dias na geladeira e fica mais gostosa depois de uma semana. Então merece um lugarzinho especial na porta, né?

E falando nesses posts que bombam, não sei se chegou a ver essa receita de Salsa Tipo Chimichurri, que teve mais de 11.400 visualizações. Ela dura uma semana na geladeira e também pode ir para a porta.

Bom, mas voltando às dicas…

  • Leite e manteiga ganham status indo para a primeira prateleira, já que precisam estar na parte mais fria da geladeira.
  • Também na parte de cima devem ficar os frios, as comidas e os ovos (que têm outra recomendação importante mais abaixo).
  • No meio da geladeira, os doces em geral, tipo aquele delicioso pudim. Hum, deu água na boca só de lembrar.
  • E embaixo as frutas e os legumes (que devem ser guardados em embalagens ou previamente higienizadas).

Organizar a geladeira com finesse

Muita gente insiste em guardar cebola e alho na geladeira. Mas eles devem ficar em temperatura ambiente.

Sem contar que é muito chique ter aquelas cestas lindas na cozinha expondo esses temperinhos naturais que dão todo sabor aos alimentos, né?

A cebola e o alho dentro da geladeira tendem a germinar mais rápido, e o sabor fica meio marcado, eu particularmente não gosto.

Outra coisa: evite deixar os ovos naquela caixa que vêm do mercado. Aliás, essa dica vale para todos os produtos, especialmente para aqueles que vai guardar depois de abertos.

Além de ser um meio seguro para sua saúde, trocar a embalagem dos alimentos vai permitir que você enxergue o que precisa na hora de cozinhar e vai deixar sua geladeira ainda mais bonita.

E para encerrar, vou dar uma dica que uso muito porque, em função dos eventos que realizo, sempre tenho paninhos de sobra (daqueles tipo perfex, sabe?). Então, os deixo embaixo dos produtos para absorver a umidade da geladeira.

Se você tiver paninhos sobrando, manda ver. Mas não esqueça de trocá-los a cada duas semanas, para ter certeza de que sua geladeira ficará sempre bem limpinha.

Como organizar a geladeira
O que achou da minha geladeira? Está organizada conforme o texto? Rs.. Comente no post! 🙂

Agora é sua vez

Ufa! Hoje falei bastante! Agora é sua vez. Escreva nos comentários o que achou dessas dicas e quando pretende colocá-las em prática. Se quiser saber mais sobre algum assunto específico, me conte, que farei posts sobre isso.

Aliás, quero aproveitar para agradecer os vários comentários nos outros posts do meu blog. Estou anotando tudo e, aos poucos, vamos produzindo muito mais conteúdo para você!

Ah! E se inscreva na minha newsletter, aqui ao lado. Assim você não perde nada do que estamos postando aqui. 😉