RECEITAS DE NATAL: O TENDER LÁ DE CASA

E na sua casa, qual o prato principal da ceia de natal?

Na minha, o que todo mundo mais gosta de comer é o tender. Inclusive, uma curiosidade engraçada, é que a minha mãe é tão apaixonada por tender que, quando acaba o natal, ela compra todos os que sobraram do supermercado para poder estocar no freezer e comer durante o ano inteiro! Imagina a loucura?

E do que é feito o tender?

A maior parte das pessoas acredita que o tender é uma grande mortadela, um aglomerado de carnes processadas cheias de química dentro. Por isso, tanta gente tem aversão a ele por achar que não é uma coisa muito natural.

Isso tá certo e também errado! Porque, de fato, os tenders que encontramos nos supermercados de marca ais tradicionais são exatamente desse jeito, cheios de conservantes e estimulantes artificiais.

Mas, o verdadeiro tender é nada mais do que um pedaço de pernil (o patinho do porco) que fica em uma salmoura temperada durante alguns dias na geladeira e que depois passa por um processo de defumação – onde a temperatura interna da carne deve chegar por volta dos 70 graus. Então, já poderíamos consumir ele do jeito que ele vem – pois já está cozido.

Como sempre falo para vocês, existe uma grande diferença – sobretudo nas carnes – quando se trata de cultivo orgânico e convencional.

O tender já é um preparo bastante comum nas ceias de natal, então vou ensinar a fazer esse prato com um molho bem especial e também com algumas dicas e truques pra deixar ele ainda mais gostoso.

Vamos lá?

Tender com molho de mostarda e especiarias

INGREDIENTES
1 tender suco de 2/3 de laranja bahia (pode ser outra laranja também)
1 copo de vinho branco seco
2 colheres (sopa) mostarda dijon
1 colher (sopa) melado
folhas de louro
cravo
pimenta do reino em grão
noz moscada
pimenta vermelha
salsinha
alecrim
tomilho
15g de farinha de trigo (p/ roux)
15g de manteiga (p/ roux)

MODO DE PREPARO
Em uma tigela, misture o suco de laranja, o vinho branco seco, a mostarda, o melado, as folhas de louro, o cravo, a pimenta do reino em grão, a noz moscada e a pimenta vermelha. Coloque o tender dentro de um saco de celofane (próprio para ir ao forno), despeje o molho, feche bem e deixe-o marinando de um dia pro outro (de 12 a 24h) na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 180-200 graus, disponha o saco com o tender na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos (importante: de tempos em tempos, abrir o forno e mexer um pouco).

Após cozido, retire o tender do saco de assar e filtre o molho numa peneira. Em uma panela, adicione manteiga e farinha de trigo para fazer um roux (rápido, coisa de 2min).

Adicione o molho ao roux aos poucos, mexendo sempre com o fouet para não empelotar e deixar em fogo médio/baixo até engrossar. Sirva o tender com a decoração que preferir (folhas, ervas, laranja) e disponha o molho reduzido em um pote à parte.