RECEITAS DE NATAL: PURÊ E GELEIA DE MAÇÃ

Uma maçã: duas receitas!

Esse é mais um post da série de natal e hoje eu vou ensinar para vocês uma guarnição perfeita com maçã para o tender que fizemos na semana passada. E, para dar aquele passinho a mais (marca registrada daqui, né?) eu vou te mostrar com aproveitar integralmente essa maçã.

Uma receita para a casca e uma receita pra polpa: o primeiro preparo será um purê com cravo e  gengibre e o segundo será uma geleia deliciosa que, além de ficar lindo, combina bastante com a carne de porco.

A primeira coisa que você precisa saber sobre a maçã é que ela oxida muito rápido (fica meio escurinha, sabe?). O meu truque para não deixar ela ficar preta é colocar um pouco de suco de limão numa água já geladinha e  deixá-la dentro até a hora de usar.

A geleia da casca da maçã é uma ótima forma de reaproveitar um ingrediente que iria pro lixo. É ótima para servir com queijos, torradinhas e outros antepastos, além de servir como opção de presente (só colar num vidro e fazer uma embalagem bonitinha). dê preferência para maçãs orgânicas, já que estamos utilizando a casca. Ah, essa casca também poderia ser utilizada para fazer outro preparo, tipo um vinagre de maçã caseiro.

Purê de maçã com especiarias + Geleia de casca de maçã

INGREDIENTES

5 maçãs (vai usar polpa+casca)
50g manteiga
um pedaço pequeno de gengibre
cravos (a gosto)
noz moscada
sal
açúcar
raspas de limão
cravo

MODO DE PREPARO

para o purê
Lave bem as maçãs e, com o auxílio de um descascador, descasque-as, reservando a polpa e as cascas em  tigelas com água e limão espremido (para não oxidar).

Descasque um pedaço de gengibre com o auxílio de uma colher. E, em uma panela, derreta a manteiga e comece a refogar a maçã com um pouco de gengibre, um pouco de água, suco de limão e alguns cravos.

Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por aproximadamente 15min, mexendo de tempos em tempos. Assim que estiver cozida, retire os cravos e mixe com manteiga em cubinhos (adicionada aos poucos) para emulsionar bem Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Finalize com raspinhas de maçã e flores comestíveis (opcional) e reserve.

para a geleia
Em uma panela, adicione as cascas das maçãs (que estavam reservadas) com um pouco de água e cozinhe por aproximadamente 5 min até amolecer. B
ata tudo no liquidificador (ou no mixer) e transfira para uma panela.

Adicione o açúcar, raspas de limão e deixe cozinhando em fogo baixo até que fique na consistência de geleia (aproximadamente 10 min em fogo médio). Retire do fogo e disponha em um potinho de vidro (de preferência, esterilizado). Consuma ou armazene na geladeira por até 30 dias.