RELEITURA FINAL DO MASTERCHEF

Nem acredito que comecei o meu canal do youtube esse ano e que já batemos 100 mil inscritos!

Quando fiz o canal eu tinha o intuito de compartilhar as coisas que eu sei e ajudar as pessoas a cozinhar melhor, não tinha a pretensão desse crescimento tão rápido! Mas agora que conseguimos, vamos bater outra meta né?

Fiz uma enquete no instagram para saber o que as pessoas gostariam que eu fizesse de receita para comemorar os 100 mil inscritos e o que todo mundo sugeriu foi algo sobre o MasterChef – porque provavelmente é daí que a maioria das pessoas me conhecem!

Então, eu resolvi dar uma repaginada no prato principal da minha final do programa. Para quem não lembra, eu fiz um purê de abóbora cabotia com limão, um filé mignon suíno, uma farofa de pão, uma espécie de joux e um pouco de ervas com rúcula.

Provavelmente eu não faria esse prato hoje exatamente dessa forma. Então, eu vou tentar dar um toque da Elisa de 5 anos depois nesse prato da Elisa de cinco anos atrás!

A principal diferença é a escolha da carne: ao invés de fazer o filé mignon suíno, eu vou fazer com copa lombo (uma carne que fica no alto do pescoço do porco que tem bastante linhas de gordura dentro, tornando-a super suculenta quando preparada).

E também vou preparar a abóbora de 4 formas: purê, molho, semente crocante e salada marinada 🙂

Vamos lá?

Releitura do prato da final do MasterChef (Copa lombo com abóbora marinada, purê de abóbora, semente de abóbora tostada, rúcula e pão)

INGREDIENTES
1 peça copa lombo
azeite
manteiga
1 dente alho
pão baguete
½ abóbora cabotiá
1 dente de alho
50g manteiga
raspas de limão
½ limão
caldo abóbora
ervas decoração
cebola

MODO DE PREPARO

para o purê de abóbora
Corte a abóbora em cubinhos, esquente o azeite na panela e disponha a abóbora. Salgue, adicione um dente de alho amassado, salteie e cubra com um pouquinho de água. Tampe e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia.

Assim que estiver cozida, passe a abóbora na peneira e transfira para a panela. Adicione manteiga gelada cortada em cubinhos, emulsione e adicione raspas de limão.

para a abóbora marinada com limão
No mandoline, lamine as abóboras em fatias fininhas e misture-as com sumo de limão, azeite, sal, pimenta do reino. Deixe marinando por alguns minutos para pegar o gosto. Tempere com sal e pimenta do reino.

para a semente de abóbora
Esquentar uma frigideira de ferro com um pouco de azeite, salgue as sementes de abóbora e toste-as. Finalize com pimenta do reino.

para o pão melba
Congele o pão e faça fatias super finas. Esfregue as fatias com um dente de alho e cubra-as com papel manteiga. Por cima, coloque uma assadeira para fazer peso. Leve ao forno por 15 minutos.

para a copa lombo
Corte uma fatia de 180g de carne e amarre com um barbante para dar formato. Salgue.  Esquente uma frigideira de fundo grosso (sem ser antiaderente), adicione azeite e disponha a peça, começando a grelhar pelas laterais e depois grelhando a superfície.

Regue na manteiga com alho amassado e tomilho e leve ao forno (já pré-aquecido) por 5 minutos. Depois, vire a carne de lado e deixe mais 5 minutos para finalizar o cozimento.

para o molho minute
Com a panela ‘’suja’’ do cozimento da carne, adicione o suco/caldo da abóbora, um pouco de alho e tomilho e deixe cozinhando/reduzindo um pouco para que esse ele pegue todo o sabor que está na frigideira.