RECEITAS DE NATAL: PATÊS DE ENTRADA

Vamos dar a largada na série de posts sobre o natal?

Sim! Chegou aquela época do ano em que todo mundo só pensa em peru, chester, tender, farofa e frutas cristalizadas. Mas, no post de hoje eu vou ensinar a vocês três versões de patês que dão para servir como aperitivo nessa época tão especial.

E digo mais: são os patês mais originais que vocês verão por aí! Dois veganos e um à base de peixe para sermos democráticos 🙂

O primeiro patê faremos com castanha de caju – e você pode usar qualquer outra oleaginosa – só que, na minha opinião, a castanha fica mais cremosa. O único cuidado que você deve ter é deixar essas castanhas pelo menos umas 12h de molho na água (para que ela absorva a água e facilite quando for processar).

O segundo é um patê é feito à base de alface romana tostada, azeitonas pretas e queijo parmesão. E o terceiro é de truta defumada com dill.

Vamos às receitas?

Patê de castanha de caju

INGREDIENTES
70g castanha de caju
suco de ½ limão
alho e salsinha
60ml de azeite
temperos secos (alho em pó, páprica etc)
ervas

MODO DE PREPARO
Deixe as castanhas de molho por, pelo menos, 12h para eliminar os ‘’fitatos’’ e amolecê-las. Descarte essa água do molho e, em um processador, adicione-as e comece a processar (de início vai ficar uma farofa, depois vai virando uma ‘’massa’’).

Ainda no processador, adicione o azeite, suco de limão, sal e um pouco de água (colocar no olho aos poucos até atingir a consistência que você quer). Quando virar uma pasta, transfira para um pote e tempere com as ervas/especiarias que desejar (usamos páprica picante e pimenta do reino).

Decore o pote com algumas castanhas de caju picadinhas, mais páprica e mais azeite e sirva com torradinhas e grissinis.

Patê de alface tostada com azeitonas

INGREDIENTES
2 alfaces romanas
azeite
50g de azeitona preta
suco de ½ limão + raspas
50g queijo parmesão
sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Corte as alfaces ao meio e tempere com azeite. Em uma chapa bem quente, grelhe até ficar tostada (aproximadamente 3 minutos de cada lado). Processe a alface com azeitona preta (sem caroço), azeite, limão, pimenta do reino e parmesão ralado. Disponha em um potinho, decore com alface cortada bem fininha e raspas de limão siciliano. Sirva.

Patê de truta defumada

INGREDIENTES
2 filés de truta defumada
100ml de creme de leite fresco
limão
dill
azeite
sal e pimenta do reino
ovas (opcional)

MODO DE PREPARO
Corte os filés de truta ao meio e, com um dos filés, faça pequenos cortes diagonais. Reserve. Com o outro filé, desfie com um garfo, misture com dill picado e reserve. Em uma tigela, bata o creme de leite fresco com um fouet (ou na batedeira) até adquirir consistência de chantilly.

Misture esse creme com as ervas, a truta desfiada e raspas de limão. Tempere com sal e pimenta do reino, e decore com pedacinhos de truta, ovas, raspas de limão e dill.