5 ingredientes que duram muito na geladeira ou na despensa

Oie! Sabe por que é importante conhecer os ingredientes que duram bastante tempo na geladeira ou na despensa? Porque tê-los em casa facilita sua vida e garante o preparo de pratos deliciosos num instante.

Não há nada tão gostoso como preparar (e comer!) aquela comidinha caseira, né?! Ainda mais quando fazemos com carinho e dedicação.

Além de se alimentar de forma mais saudável, você ainda reduz os gastos com restaurantes e, consequentemente, evita cair nos fast foods da vida.

Mas e se na hora que você vai pra cozinha, percebe que não tem ingredientes suficientes sequer para um prato? Dá um desânimo total. Se estiver sem tempo, então, pior ainda.

Para evitar essa situação, vou te falar hoje sobre 5 ingredientes que duram muito na geladeira ou na despensa.

1) Maracujá

Versátil, o maracujá é uma fruta que pode ser bem aproveitada desde a entrada e o prato principal que irá servir, até a sobremesa ou a bebida. Já parou para pensar nisso?

Você pode fazer um suco, usá-lo na sobremesa e até fazer um molho para sua salada ou para o frango, por exemplo. Hummm… fica bom, hein?!

E além de durar bastante tempo na geladeira, ainda pode ser congelado! Acho que nem precisamos de mais argumentos para mostrar que o maracujá é uma fruta que vale a pena ter à mão.

E não se engane quanto ao seu aspecto! Quando ele está todo enrugadinho, com umas manchinhas marrons na casca e você está quase achando que não serve mais, é aí que ele está no ponto.

Para tirar a dúvida, experimentem abri-lo. Você vai ver que estará delicioso!

2) Berinjela

São muitos os motivos que caracterizam a berinjela como um desses alimentos que devemos ter em casa. O primeiro deles, claro, é porque ela demora a estragar.

Esse legume é muito útil para fazer recheada, grelhada, em conserva, no molho. Pode substituir a massa naquela lasanha mais leve, enfim, são muitas as possibilidades.

Outro dia, lá no meu Instagram, ensinei uma receitinha de berinjela muito coringa para acompanhar o almoço. É uma berinjela grelhada com missô.

E está no grupo dos alimentos que devem fazer parte das refeições de todo brasileiro, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.

Sem contar que faz muito bem à saúde. É fonte de cálcio, magnésio, potássio e rica em vitaminas do complexo B. Há motivos de sobra para tê-la em sua geladeira.

3) Abóbora

Ainda falando dos legumes, a abóbora está entre aqueles que duram quase uma eternidade. Se ela estiver em um lugar ventilado, longe da luz do sol e sem umidade, vai durar entre 2 e 6 meses.

Outro ingrediente que fica bom de muitas maneiras, a abóbora pode ser salteada, laminada, pode virar um purê, uma sopa e até uma sobremesa. Quer mais praticidade? Você pode colocá-la no forno e esquecer da vida.

É daqueles alimentos que se você comprar, com certeza não vai desperdiçar, porque vai conseguir prepará-la antes de estragar.

elisa-fernandes-serve-abobora-ingrediente-principal

4) Parmesão

Antes mesmo de começar este parágrafo, já me deu água na boca só de pensar naquele Fettucine Alfredo. Que molho! Quem nunca comeu? O parmesão dá um toque todo especial a esse prato.

Seja qual for sua massa, em geral, o parmesão ralado vai cair bem. Sabendo como organizar sua geladeira e onde deve guardá-lo, você terá um queijo por muito tempo e a garantia de um teor diferenciado em suas refeições.

Garanto que vai surpreender as visitas!

5) Bacon

Esse ingrediente não tem segredo, né? Agrega um sabor incomparável a qualquer prato. E pode ser acrescentado desde em preparos para o café da manhã, até nos pratos do almoço ou jantar.

É muito fácil de fazer e dura bastante na geladeira. Também pode ser congelado (por até 3 meses), o que o torna mais um ingrediente interessante para se ter na geladeira.

Só tem uma coisa: não dá para fazer escondido (risos), porque ele tem um aroma inconfundível.

Para todo o sempre

Enfim, esses são os 5 ingredientes que duram muito na despensa ou na geladeira, mas que muitas vezes nem são lembrados quando vamos às compras.

Saber quais são eles e como fazê-los, vai te inspirar na hora de sair para as compras e torná-las ainda mais inteligentes e econômicas.

E embora eles não estejam naquela listinha de alimentos que duram para todo o sempre (como o sal, o açúcar etc), esses são ingredientes que sim, você deve ter em casa para todo o sempre!