Reaproveite as sobras para fazer um novo prato!

Quem nunca cozinhou e viu que, após todo mundo comer, ainda ficou um bom tanto de comida na panela? Não é melhor que se reaproveite as sobras para fazer um novo prato?

Pode ficar calmo, que isso não acontece só com você! Todo mundo, às vezes, acaba exagerando no preparo e é normal que sobre. O que não é normal é você pegar todas estas sobras e jogar no lixo! Por favor!

Aliás, por falar nesse assunto, sabia que aqui no Brasil nós jogamos no lixo mais de 25 milhões de toneladas de alimentos, por ano? É incrível como desperdiçamos comida! Uma pena…

Mas resolvi te ajudar com este texto blog. Vou listar algumas coisinhas que dá para fazer no dia a dia, com tudo que sobra das suas refeições.

Reaproveite as sobras: congele tudo!

Não jogue fora os talos dos legumes; eles podem se transformar em uma deliciosa sopa

Uma coisa é importante para te falar: se você não sabe o que fazer para a próxima refeição congele tudo! Isso mesmo. Não fique esperando estragar, ou surgir alguma inspiração para reaproveitar a sobra. Coloque tudo no congelador!

É importante que você saiba que precisa utilizar os recipientes corretos para cada tipo de alimento, ok? E todos devem ser resistentes ao congelamento!

  • Recipientes plásticos: verifique, em primeiro lugar, se nenhum deles está ‘soltando cheiro’. As tampas devem ficar muito bem fechadas, para que nada contamine o alimento. São ideais para qualquer tipo de comida e muito práticos para serem acondicionados no congelador.
  • Travessas e tigelas refratárias: também podem acondicionar qualquer tipo de alimento e são resistentes tanto às altas como baixas temperaturas. Um detalhe que não posso deixar de falar. Elas não suportam ‘choques térmicos’. Por isso é importante que você deixe esfriar, antes de levá-las ao congelador.

Mas como eu faço para congelar os produtos?

Muitas pessoas me perguntam sobre isso. Cada alimento tem um ‘truque’ especial para o seu acondicionamento e depois congelamento. Vamos ver o que fazer?

  • Arroz e feijão: vamos começar com o básico do dia a dia. Separe o arroz em porções nos recipientes plásticos ou de vidro, e depois cubra com papel filme – isso é bom para evitar que se forme gelo! Então tampe o recipiente. Já para o feijão, você pode seguir o mesmo processo.
  • Frutas: deixe-as sem casca e caroço  e coloque-as todas em sacos plásticos. Uma dica bem legal, e que todo mundo usa, é congelar as frutas na forma de purê, ou de pedaços já pequenos cortador, para que elas durem mais.
  • Legumes cozidos: que tal fazer uma sopa e congelar? Isso é muito prático! Você pode processar tudo e depois emulsificar com azeite. Se você estiver com preguiça de fazer uma sopa e processar, pode separar em pequenas quantidades, em saquinhos ou filmes plásticos. Não se esqueça de garantir que eles não fiquem em contato com o ar! De forma correta, legumes podem ‘sobreviver’ até uns 18 meses congelados! Se sobrar legumes crus, escalde-os em água fervendo antes de congelar, isso faz com que durem mais!
  • Carnes: Corte em pedaços pequenos para congelar, pois fica melhor! Eu recomendo que elas não estejam temperadas. Tente calcular, mais ou menos, o tanto de carne que irá utilizar,  e congele já porcionado. Assim, quando for descongelar, pode tirar só o que é necessário.

Descongelei! E agora, o que fazer?

Essa é a pergunta que todo mundo faz. Como reutilizar os alimentos congelados. Dá pra fazer um monte de coisa! E você vai ver!

  • Carnes: além de você reaproveitar da forma normal – assada, cozida, grelhada, ou frita -, você pode juntar com molhos de sua preferência para fazer um recheio. Com tomate, por exemplo, fica uma delícia! Ah, e no tradicional macarrão, ou com qualquer massa, também é uma boa pedida!
  • Legumes cozidos: depois de descongelados, são ótimos para temperar saladas e acompanhar peixes. Lembra do caldo de legumes que eu ensinei fazer aqui no blog? Então, você também pode utilizá-los nessa receita, e, nesse caso, pode usar só os restos dos alimentos crus, e não precisa escaldar, já que a textura não importa muito.
  • Frutas: banana e pêra costumam ser as únicas frutas que podem ter o sabor alterado, depois de congelar. Do resto, se você congelou todas em cubinhos de gelo, dá pra fazer deliciosos sucos, sem trabalho algum!
  • Arroz e feijão: também podem ser reaproveitados e de forma deliciosa, junto com os outros alimentos que falei acima! Quem não gosta de uma boa sopa de feijão? E ainda dá pra usar os legumes congelados. E um bolinho com o que sobrou de arroz? Esse também vai legumes na receita.

E os outros alimentos? Também podem ser reutilizados?

Claro que pode. Quer um exemplo bem legal? O pão! Sempre sobra aquele pão amanhecido, ou mesmo um pão duro do final de semana, não é mesmo?

Você pode utilizá-los para fazer a tradicional farinha de rosca, ou um maravilhoso pudim! Já o pão de forma pode virar torradas. Se congelar um pão italiano grande, molhe rapidamente o pão e leve pro forno. Assim ele descongela e recupera a casquinha crocante !

Sobraram frios que comeu junto com o pão? Não tem problema. Pode juntá-los e fazer um macarrão bem caprichado. No arroz também é uma pedida, que na receita também pode levar os legumes que foram congelados!

Sabia que os tomates não precisam, necessariamente, virar salada e nem molhos novamente? Dá pra fazer pratos bem legais com o que sobrou. Corte-os ao meio, retire as sementes e leve ao forno em uma assadeira, temperado com ingredientes da sua preferência. Dá pra utilizar aquelas carnes congelada, para rechear os tomates, ou mesmo fazer tomate seco.

Bom, como você viu, não tem muito segredo para reaproveitar os alimentos. Tudo depende da forma que você vai congelar e utilizá-los depois!Tem alguma dúvida ou quer dar uma sugestão pro meu blog? Utilize o campo dos comentários ali embaixo pra falar comigo. E não se esqueça de também de se cadastrar na minha newsletter – aqui do ladinho -, para receber conteúdo exclusivo!