Onde comprar produtos orgânicos em São Paulo?

Comer bem e de forma saudável é muito bom, não é mesmo? É por isso que muitos seguidores do meu Instagram vivem me pedindo dicas de onde comprar produtos orgânicos em São Paulo.

E é por isso que resolvi listar pra vocês alguns de meus lugares favoritos, aqui na Capital, onde compro os meus produtos.

Muito importante lembrarmos que os alimentos orgânicos são bem mais saudáveis, pois são cultivados sem produtos químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes. Dentre os benefícios dos orgânicos, podemos falar:

  • São mais saborosos, porque são livres de produtos químicos. Nós podemos sentir o verdadeiro sabor dos alimentos.
  • O cultivo é sustentável e respeita o meio ambiente. Pra mim, isso é muito importante!
  • Um produto cultivado de forma orgânica usa sistemas de responsabilidade social e valorização da mão-de-obra, como a agricultura familiar, por exemplo.

Bom, então vamos lá para a nossa pergunta do post de hoje: onde comprar produtos orgânicos em São Paulo? Confira a minha listinha abaixo!

Produtos orgânicos em São Paulo? Tem nos bairros!

Instituto Feira Livre fica perto de casa e é um dos meus favoritos para compras

O Instituto Feira Livre de Santa Cecília está aqui perto de onde eu moro, em São Paulo. O bairro fica na região central e tem esse local que vende produtos orgânicos muito bons.

Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. No final de semana, sábados e domingos, das 9h às 15h. Segunda-feira está fechada.

Todos os produtos que são comercializados precisam de uma certificação de orgânico. Então, podem ficar tranquilos que os alimentos são de qualidade!

Eles reúnem vários produtos de vários produtores diferentes o que garante uma variedade legal, e um preço muito bom também.

Já o Instituto Chão da Vila Madalena também funciona nestes mesmos horários e neste mesmo modelo,  e é outra boa dica para quem mora naquela região de São Paulo.

O legal dessas feiras é que elas são feitas por associações sem fins lucrativos. Eles recebem direto dos produtores e repassam ao consumidor.

Uma atitude legal, que você pode fazer, é pagar um valor a mais para que essas associações possam se bancar. Geralmente, eles pedem uns 35% a mais de ‘caixinha’, mas é você quem escolhe se paga ou não. Vale a pena!

Produtos bons e baratos? Vá ao Ceagesp!

Quem nunca ouvir falar do Ceagesp? Todo bom apreciador de produtos orgânicos já deve ter passado por lá para conferir de perto.

O Ceagesp é uma empresa estatal de abastecimento que funciona como uma ponte entre os produtores e consumidores.

Localizado na Vila Leopoldina, na Capital, a feirinha do Ceagesp é realizada aos sábados e o preço é muito melhor do que comprar no setor de orgânicos dos grandes supermercados. A variedade é enorme, já que o espaço é muito grande.

Quais os melhores orgânicos para consumir?

Bom, essa pergunta sempre me fazem. O ideal é que você coloque em sua refeição uma maioria de produtos cultivados de forma orgânica. Mas, se você não conseguir, tem alguns alimentos que são mais contaminados com produtos químicos. Vamos ver quais são eles logo abaixo!

  • Folhas: sempre procuro consumir as orgânicas.
  • Frutas: Abacaxi, maracujá, melão, melancia, morango, banana, jaca, kiwi, laranja, limão, manga e mexerica. Se eles estiverem com um preço legal na feira orgânica, podem comprar. Se a grana tiver curta escolha alguns para intercalar com as compras do mercado, mas sempre tenha frutas orgânicas em casa.
  • Outros alimentos: abobrinha, feijão, pepino, tomate, repolho e trigo. A mesma dica de cima: se estiver muito caro, pode intercalar com os dos supermercados.

Elisa, você tem dicas para comprar em feiras?

Outra pergunta que muita gente me faz. Tem umas dicas básicas que valem para todo o tipo de feiras, não necessariamente as orgânicas.

Não sei vocês, mas eu adoro feira livre. E tem tanta coisa pra comer… Mas vamos lá para as nossas dicas!

  • Compre em pequenas quantidades: já falei em outro post aqui no blog, sobre ‘Compras inteligentes’, mas vale a pena lembrar! Programe-se para fazer suas compras. Pegue produtos em pequenas quantidades e que você já saiba mais ou menos onde serão utilizados. É incrível como o brasileiro gosta de desperdiçar alimentos…
  • Faça compras semanais: Feira não é supermercado, aonde você vai e faz a compra do mês. Compre por semana, que você sempre terá produtos fresquinhos em casa.
  • Tenha uma listinha em mãos: a boa e velha listinha do mercado, também funciona na feira. Anote tudo em casa o que você vai precisar. Evita o desperdício!

Queria então deixar o recado sobre os orgânicos: se a gente se programar direitinho, conseguimos consumir cada vez mais que, além mais saborosos, são mais saudáveis e o melhor de tudo: não prejudicam o meio-ambiente e sustentam uma cadeia produtiva respeitosa.

Tem sugestão de alguma pauta? Quer uma dica sobre determinado assunto. Escreve aqui embaixo, nos comentários, que eu fico super feliz de responder!

Até a próxima semana!