SALMÃO UNILATERAL MODERNINHO

Que tal aprender a empratar uma receita com salmão como um verdadeiro chef?

A receita de hoje tá no top 10 perguntas que mais recebo nas redes sociais: “Elisa, como faço para fazer uma receita e empratá-la como um prato digno de restaurante?

Por isso, resolvi fazer uma sequência de 3 posts (e vídeos) para te mostrar o passo a passo de tudo o que coloquei na receita de Salmão Unilateral com Batatas Confitadas. Hoje, vamos aprender o preparo do salmão 🙂

A maior parte dos vídeos e receitas que vejo por aí, ensinam a fazer o salmão unilateral com uma posta pequena. Mas, como a ideia do meu canal é sempre mostrar um passinho a mais, vou fazer esse preparo utilizando uma posta maior (como costumamos achar nos supermercados) e um aro para que ele fique arredondado.

E a diferença é que, ao invés do salmão ser cozido apenas de baixo pra cima, ele também será cozido das bordas para o centro.

Comece tirando a pele do salmão!

Eu sempre dou alternativas do que fazer com o que sobra, porque vocês sabem que podemos aproveitar absolutamente tudo de um ingrediente, né? (Já falamos nesse post aqui!)

A pele do salmão que será retirada, por exemplo, você pode fritar e deixar ela bem crocante para servir junto com o peixe. Ou, cortar em pedaços menores e fazer o salmão skin – que é bem famoso na cozinha japonesa!

Os restinhos de salmão que também sobram após o corte para deixar a posta perfeita, você pode separar para outro preparo e, até mesmo, comê-lo cru – como um sashimi. Isso se você conhecer a origem do seu peixe, é claro!

Dicas indispensáveis:

– Para ajudar a fazer o corte perfeito, é importante ter um paninho (seja o perfex ou um papel toalha) bem úmido, molhado com água gelada. Utilizamos ele para limpar a faca sempre que fizermos um novo corte.

– Corte o salmão como se fossem sashimis bem grossos antes de colocar no aro. Durante esse corte, importante também manter a espessura igual do peixe, para que ele cozinhe igualmente.

– Todo mundo tem um cacoete, né? Nesse preparo, o meu é começar a assar o peixe em uma frigideira fria, no fogo baixo. Pois o salmão unilateral tem que seguir um degradê de cozimento. Vamos perceber que as bordas ficarão mais cozidas e mais para o centro do aro vai estar quase cru. Então, vai passar de cru, a um pouco menos cru, depois levemente cozido e, por ultimo, cozido na borda. E é justamente isso que vai dar essa textura maravilhosa.

Salmão Unilateral

INGREDIENTES

Salmão
300g salmão

Utensílios
Frigideira anti aderente
Aros 8cm
Papel manteiga
Faca de filetar 

MODO DE PREPARO
Salmão

  1. Retire a pele do salmão – tomando cuidado para não retirar a carne – e verifique se há espinhos no filé ainda;
  2. Corte em seguida fatias de 1cm de espessura no sentido longitudinal;
  3. Posicione cada fatia do salmão em um aro até que esteja completamente cheio;
  4. Coloque o salmão sobre um papel manteiga em uma frigideira ainda fria e cozinhe por aproximadamente 8 min. 

*Para saber o ponto certo do salmão unilateral: o especial dele é justamente a textura um pouco cozida e um pouco quase crua – que deixa um aspecto “desmanchando”.

No próximo vídeo dessa sequência, vou te ensinar como fazer uma batata confitada – que acompanha muito bem esse prato de forma mais gastronômica! E no terceiro último, você vai aprender como empratar todos juntos.

Fica ligado!