NOSSO NOVO MELHOR AMIGO: O CONDIMENTO

Vamos às dicas e sugestões de como fazer um belo empratamento?

Sempre me perguntam dicas de empratamento e como eu faço pra empratar de forma mais sofisticada e bonita aos olhos, tipo um prato de restaurante.

A verdade é que empratar é algo que leva tempo e muita prática – porém, existem algumas diretrizes e ideias que vou dar nesse post para te ajudar a entender melhor esse universo do empratamento!

A primeira dica, é fazer um condimento para complementar o seu prato. Esse condimento, além de dar um sabor a mais, –  pois o que eu gosto de fazer geralmente é a base de ervas e folhas – ele dá um frescor e um visual no prato que muda tudo. Nosso condimento será à base de rúcula e azedinha 🙂

A receita está logo abaixo!

CONDIMENTO DE ERVAS

INGREDIENTES
1 maço de azedinha
1 maço de rúcula
sal e pimenta do reino a gosto
um pouco de mostarda
alho
limão
azeite

MODO DE PREPARO

  1. Separe as folhas da rúcula e da azedinha e coloque num bowl
  2. Adicione a mostarda e um dente de alho
  3. Processe tudo
  4. Verifique sal e pimenta do reino, finalize com limão.

Basicamente, vamos misturar todos os ingredientes de uma vez e processá-los. Eu resolvi fazer esse preparo com um pilão, com mais carinho e amor. Mas você pode tranquilamente optar por um mixer de mão. Processe tudo até chegar numa textura de pesto um pouco mais grosseira e finalize com pimenta do reino e limão.

Por que rúcula e azedinha?

Escolhi a rúcula porque ela é bastante neutra e traz um frescor. E a azedinha, porque salmão e azedinha é um clássico francês! Daí, me veio essa ideia de fazer esse condimento com uma mistura tão clássica. Mas você pode usar agrião ou qualquer outra erva parecida que também fica ótimo! 🙂

Vamos empratar?

Nessa sequência de posts sobre empratamento, eu te mostrei como cozinhar um salmão unilateral usando um aro pequen – agora vamos empratar usando dois aros maiores para dar um up no prato como um todo.

Não esqueçam que vamos usar todas essas receitas para esta finalização: o condimento que ensinei aqui nesse post, as batatas confitadas e o salmão.

Primeiro passo: escolha o aro maior e coloque o condimento na base do prato, até fazer um desenho redondo.
Segundo passo: retire o aro e coloque o salmão em cima do condimento, mas um pouco de lado. Finalize com flor de sal.
Terceiro passo: coloquei um picles de rabanete que eu já tinha na geladeira (você pode aprender a fazer picles aqui!)

Por último, coloque as batatas ao redor do prato e finalize com ervas frescas que sobraram do condimento.

Para resumir, tenha sempre ervas frescas e picles na geladeira, para trazer acidez ao prato. Os aros ajudam bastante e lembre-se que volume é tudo na hora de empratar!

É isso! Espero que gostem 🙂