Não é só cozinheiro de primeira viagem que comete estes erros não, viu! Todo mundo está sujeito a dar uma deslizada na hora de cozinhar. O importante é manter atenção para se evitar errinhos básicos da culinária. Vou falar alguns durante o texto, mas acredito que os principais sejam:
Ah, e podem ficar tranquilos.
Eu costumo ouvir bastante das pessoas que gostam de cozinhar, mas que não sabem “nem fritar um ovo”. Também vejo com frequência gente que gosta de cozinhar, mas que tem alguns hábitos, digamos assim, meio ruins na cozinha.
- Deixar de experimentar o alimento durante o preparo: não tenha a desagradável surpresa de saber que faltaram determinados ingredientes, na hora de servir as pessoas. Sempre experimente durante todo o processo da receita !
- Leia a receita inteira antes de cozinhar: conheço muita gente que vai fazendo a receita enquanto está lendo. E isso é arriscado! Leia tudo antes, para não cometer erros na hora do preparo. Evite ‘sustos’ e se prepare bem antes de colocar a mão na massa.
- Use os utensílios corretos: já falei sobre este assunto em outro post aqui no blog. Tenha sempre por perto utensílios básicos da cozinha. Evite os improvisos.
Já conhecemos os erros básicos, mas agora preparei uma lista maior ainda, para você ficar craque na hora de cozinhar. E o melhor de tudo: não passar vergonha!
Panela fria não faz comida boa…
Um dos principais erros na hora do preparo do alimento é fazer a receita colocando os ingredientes em uma panela fria! E saltear carne, desse jeito, é quase um terrorismo!
Vai ficar ruim, porque você não vai conseguir saltear direito. A água interna que a maioria dos alimentos possui vai sair do alimento e ele ficar todo borbulhando, em vez de “cersido” com o calor da panela. O tempo que ela vai demorar pra aquecer vai provavelmente resultar numa “fervura” do produto em vez de “saltear”.
Preste muito atenção na temperatura da panela. Se estiver fria tenha paciência e espera mais um pouco!
Vai fazer purê? Então preste atenção!
Uma comidinha tão básica e deliciosa, mas que ainda quebra a cabeça de muitas pessoas, na hora do preparo: porque o seu purê não fica perfeito como o de alguns restaurantes?
Bom, tem alguns passos prum purê perfeito mas se eu puder te dar uma dica é: cuidado com o leite frio na hora de finalizar seu purê.
O principal erro na hora do preparo do purê é colocar creme ou leite frio na receita. Pode ter certeza: vai ficar ruim!
O ideal é que o leite, ou creme, esteja de morno para quente! Mas por que, Elisa? O leite quente é absorvido mais fácil pelas batatas e o resultado disso é que elas ficam mais macias e menos granulosas. Aquela textura lisinha sabe? Tem a ver com a temperatura do leite.
Deixe a manteiga para o final
Eu sei que o cheirinho de manteiga no refogado é muito bom! Aliás, é delicioso! Mas vamos combinar o seguinte? Deixa a manteiga para o final…
Além de dar um sabor muito especial para as receitas, a manteiga serve para nutrir carnes e outros ingredientes, deixando-os ainda mais suculentos e perfumados. E atenção que esta regra vale para todo tipo de carne. Sempre comece com uma fonte de gordura diferente da manteiga para grelhar, como azeite ou óleo, e deixe a manteiga para dar o toque final no prato!
Deixando a manteiga para o final, você consegue regular melhor a temperatura durante o cozimento do alimento e evita de queimar a manteiga..
Pare de virar a carne toda hora!
Essa regra também serve para o seu churrasco de final de semana!
Pare de ficar virando a carne a todo o momento na hora de grelhar, ou mesmo fritar. O ideal é grelhar de um lado por alguns minutos, dependendo da sua cocção favorita, e depois virar o outro lado e FIM! Não fique virando a carne porque isso pode deixá-la seca! Na hora de virar, prefira usar um pegador e evite ao máximo furar a carne.
Deixe a carne descongelar no refrigerador!
Já que estamos falando em carne, aqui vai um erro muito grave que as pessoas cometem na hora de descongelar: pega a peça inteira, coloca em uma vasilha e deixar fora da geladeira. Não façam isso! Por favor!
O correto é você tirar do congelador e passar para o refrigerador, um dia antes de começar a preparar a carne. Isso porque, sobretudo agora no verão que faz muito calor, você evita de deixar sua carne exposta.
Mas eu uso o micro-ondas! Está errado? Sinto muito em te informar, mas essa é um hábito meio ruim, sim! O problema desse aparelho é que a carne nunca vai descongelar por igual. E se a peça for grande, você corre o sério risco de que ela cozinhe por dentro, mesmo ainda estando um pouco congelada por fora. Melhor se planejar e tirar a carne do congelador na véspera.
Bom, estes são os principais erros que todo mundo pode cometer na cozinha. Lógico que existem outros e vamos abordar mais para frente, aqui no blog.
Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo! Escreva o que está achando do blog e também faça sugestão de algum assunto do seu interesse. Ah, se inscreva na minha newsletter ao lado. Lá tem conteúdo exclusivo para você!