Olá, como vocês estão?
Como sempre falo, esse blog é muito legal para nossa interação. Muitas das pautas daqui saem do meu Instagram, do pessoal me pedindo dicas e tudo mais. Hoje, nós vamos falar sobre utensílios que você deve ter na cozinha!
Não parece, mas cozinhar para o dia a dia é fácil. Se você tiver os utensílios certos na sua cozinha, claro! Eu já falei aqui, na semana passada, dos nossos ‘queridinhos’ da cozinha. Se você ainda não viu, vale a pena dar uma conferida.
Bom, vamos lá então. Eu sei que você, às vezes, possui dificuldades para encontrar os objetos certos para determinadas receitas. Olha, isso é super normal! Pode ficar tranquilo. É por isso que resolvi fazer este post pra te ajudar.
Coisas do tipo: o que ter para fazer uma receita de confeitaria, a panela que não gruda. Qual objeto para cortar carnes… Enfim, tudo isso você pode ter aí na sua cozinha. E não precisa gastar muito não, viu!
Frigideira antiaderente para os iniciantes
A frigideira antiaderente é um dos itens que você deve ter na cozinha, se quiser cozinhar legal! Simples e prática de manusear é indicada para pessoas que não dominam muito bem a cozinha, e vivem deixando resto de comida grudado no fundo da panela….
Assim como os produtos coringas do post passado, a frigideira pode ser utilizada para diversas tarefas:
- Fritar um ovo
- Fazer omelete
- Fazer tapioca
- Bifes
- Frango grelhado
- Peixe grelhado
- Panquecas
Ah, e tem também umas ‘frigideiras especiais’, para receitas mais elaboradas, se você entender um pouquinho mais sobre a cozinha:
- Wok: é uma frigideira oriental, pra você que ama fazer yakissoba. Ela é um pouco funda, por isso que é ideal para essa receita!
- Paellera: e aquela tradicional paella, onde que eu faço? Numa paellera, claro! Vale a pena investir nela, pois você também pode utilizá-la para fazer outros pratos. Eu gosto também de fazer o socarrat, um arroz que fica grudadinho no fundo da panela, caramelizado de caldo. Qualquer dia passo a receita!
Panela de ferro é que faz comida boa!
Você se lembra daquelas panelonas de ferro da sua avó? A comida não ficava maravilhosa? Então, é essa mesma que você deve ter aí na sua casa. E com tampa, por favor! É pra conservar melhor o calor.
Uma coisa bem legal, que quase ninguém sabe, é que as panelas de ferro necessitam de pouco óleo para fazer comida. Elas são ideais também para ‘selar’ carnes, pois facilitam a formação daquela “crostinha”bem cersida da carne! Nada como uma carne bem preparada, né?
Calma, você não sabe o que é selar uma carne? Sabe aquela crostinha marrom que você vê nas carnes dos restaurantes? Então, é justamente isso. Esse método só é possível em temperaturas elevadas e garantem a suculência da carne. E a panela de ferro é sua grande aliada nesse momento!
Tem gente que usa até como churrasqueira. De tão boa que é!
Aliás, se você quiser saber mais sobre os cortes de alimentos, tem post bem legal aqui no blog, também!
Panela sem fundo aderente
Ao contrário da panela de ferro que falamos acima, esta aqui vai ser especial para deixar aquele saborzinho a mais na sua receita.
Essa panela sem fundo aderente é legal para quem quer fazer uma carne de panela, por exemplo. Em determinadas receitas é indicado que o alimento tenha um pouco mais de contato, para que cozinhe gerando uma espécie de “sujeitinha” no fundo da panela, que pode ser deglacerado e gera muito sabor!
Pra confeitaria? Use o fue e uma espátula!
Bateu aquela vontade de fazer um bolo, uma torta, ou alguma coisa de confeitaria? O fue é o utensílio ideal que você deve ter na cozinha para esta tarefa. Para quem não sabe o que é, eu coloquei uma foto dele aqui, para você identificar. Ele serve para incorporar ar dentro do ingrediente e alterar sua textura. No caso do creme de leite, ele ajuda a bater o chantilly. Se juntarmos gemas e óleo, ele nos dá uma maionese! Meu queridinho!
Ele casa muito bem como nosso outro utensílio ideal: a espátula!
E neste caso, em específico, eu gosto mais da espátula de silicone, que é mais higiênica. Ela serve para raspar bem o fundo da panela, e evitar o desperdício. É por isso que tem gente que chama de pão duro, sabe? Porque ela não deixa nada pra trás. Também é ideal para não arranhar o fundo da panela antiaderente. No caso da espátula metálica, eu utilizo bastante para manusear carnes na hora de cozinhar.
Nossa amiga, a peneira!
Pra quem pensa que peneira é utilizada somente para peneirar farinha, está enganado! Ela é mais um dos utensílios que você deve ter na cozinha!
A peneira também serve para fazer molhos. Não é todo mundo que gosta de molho de tomate com semente, por exemplo, e alguns molhos levam guarnições que precisam ser coadas para a obtenção do molho final. Toda cozinha que se preze, tem que ter ela. E pode ser de vários tamanhos e tipos (plástico, inox, ferro…), para você ter mais opções nas receitas.
As peneiras com redes mais fechadas servem como coador de partículas grandes e em pouca quantidade.Perfeita para espremer suco de limão na receita sem deixar a semente cair junto. Já as mais abertas são ideais para peneirar farinha de trigo, por exemplo. Escolha a sua preferida e seja feliz!
Balança para quem precisa
Para confeitaria, ela é essencial. Existem receitas que pedem a quantidade exata de ingredientes, para que ela não desande. É aí que você vai precisar da balança, pois não dá para fazer tudo no ‘olhômetro’.
Ai vem a pergunta: “Elisa, qual balança é a melhor”? É claro que aquelas analógicas, de mercearias antigas, são legais e dão um charme na sua cozinha. Mas imagina pra pesar 10g de fermento, por exemplo… Difícil, não é mesmo?
Por isso que as balanças digitais são as melhores. E não precisa de exagero não, viu pessoal. Neste caso, tamanho não é documento, não! Tem balanças portáteis, vendidas em qualquer lojinha de utilidades, que são perfeitas! O preço? Você acha balança boa por aí por 40 reais..
A tábua da salvação!
Dentre os utensílios que você deve ter na cozinha está a tradicional tábua! Ela é essencial para os cortes das receitas. Existem vários cortes e eu volto a pedir que você veja o post sobre isso aqui no blog. Prefira tábuas mais espessas um pouco pesadas, porque costumam ser mais estáveis. Também indico colocar um paninho molhado embaixo da tábua para deixá-la mais fixa a bancada. Mas lembre de sempre colocar o pano pra lavar depois de usar, sim? vamos evitar as contaminações.
Além dos vários cortes existem também inúmeras tábuas, de vários formatos e tamanhos. É legal que você tenha uma para cada função, para que fique mais higiênico: uma só para cortes de carnes, outra para legumes, e por aí vai…
E por falar em higiene, muito cuidado com as tábuas de madeira. Lave bem depois que utilizar e, principalmente, deixe secar bem. Isso evita acúmulo de restos de alimentos e o aparecimento de bolores.E aí, gostou das dicas? Quer receber as novidades do meu blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar ali no canto direito do site!