TARTE TATIN: MASSA BRISÉE

Você conhece a tarte tatin?

Hoje vamos começar uma sequência de três posts sobre a tarte tatin, uma torta que é um clássico da confeitaria francesa, mas que decidi fazer um preparo salgado com ela!

Como vocês já sabem, primeiro vou ensinar a fazer a massa, depois o recheio e, por último, vou te mostrar todo o processo de montagem dessa torta 🙂

A versão original da tarte tatin é feita com maçã, mas como estamos adaptando para uma receita salgada, escolhi usar a cebola caramelizada. Se você não gosta de cebola, pode substituir por outros legumes/verduras (alho poró, abobora, etc).

A massa: pâte brisée

A pâte brisée é uma massa super básica na confeitaria francesa para fazer tortas. Ela é um pouquinho diferente da sablée (que eu já ensinei nesse post aqui), pois leva menos açúcar, é mais pesada e tem um aspecto mais esfarelento.

Brisée significa quebrar ou reduzir em pedaços maiores. E, por conta dos pedaços de manteiga que se preservam no interior da massa, fica parecendo ser levemente folhada.

No Brasil, chamamos de massa podre e é perfeita para preparos tanto doces quanto salgados, porque tem um sabor muito neutro. É usada como base para quiches e outras tortas salgadas.

Massa Brisée

INGREDIENTES
200g farinha
20g açúcar
100g manteiga sem sal
1 ovo
4g de sal

MODO DE PREPARO

  1. Em um bowl, coloque o açúcar, a farinha peneirada e o sal;
  2. Incorpore os pedacinhos de manteiga gelada com o dedo;
  3. Depois adicione o ovo;
  4. Deixe descansar envolta no papel filme por 30 minutos;
  5. Abra a massa e cubra inteiramente em uma assadeira;
  6. Asse por 40 min (no forno pré-aquecido a 180°) sob a montagem da tarte tatin. Mas é uma torta base para outras. Ter ela finalizada como uma base.

Rendimento: 4 pessoas

Truque do feijãozinho

Antes de colocar a massa para assar no forno temos que, ou fazer pequenos furinhos com um garfo bem fino em toda sua superfície – para evitar q ela inche – ou fazer o truque do feijãozinho.

Esse truque nada mais é que, colocar feijão (ou qualquer outro grão) por cima da massa com um papel manteiga para permitir que o vapor vaze por toda a massa. É uma técnica mais delicada para essa massa (já que é folhada) e que com certeza muita avó faz por aí!

E os restos da massa, Elisa?

Você pode aproveitar os restos dessa massa fazendo um biscoitinho salgado! É só abrir o que sobrou dela, adicionar a erva que preferir e finalizar com queijo antes de colocar no forno.

Eu resolvi cortar em tiras, mas você pode usar aros ou copos pra deixar ele redondinho. Coloquei somente por cima da massa: raspas de limão, pimenta do reino e parmesão ralado.