TARTE TATIN: CEBOLA CARAMELIZADA

Vamos de cebola caramelizada para um recheio incrível da tarte tatin?

Para quem tá meio perdido por aqui, esse é o segundo post da série sobre a tarte tatin, torta clássica francesa que é feita com maçã, mas que eu resolvi fazer um preparo salgado com ela usando cebola caramelizada 🙂

No primeiro, ensinei a fazer a massa (massa brissé) e hoje vou ensinar a fazer esse recheio delicioso que vai bem em absolutamente todas as situações: pro hambúrguer do happy hour, para acompanhar um prato principal, mas principalmente para rechear a torta mais bonita que você já viu!

A melhor parte dessa receita é que ela não leva açúcar!

Isso mesmo! Os líquidos da cebola serão liberados pelo calor e seus açúcares serão transformados em caramelo. O princípio da caramelização sem açúcar é deixar pegar no fundo da panela de leve e misturar tudo para que esse bronze se transfira para todas a cebolas. Exige paciência e tempo.

Cebola Caramelizada  

INGREDIENTES
4 cebolas grandes (cortadas em julienne)
3 colheres (sopa) azeite
1 pitada sal
1 raminho de tomilho
1 dente de alho
1/3 xic água (opcional)

MODO DE PREPARO

Você pode cortar as cebolas de duas formas: usando um mandolim para deixá-las em tiras bem fininhas ou, cortando ao meio e depois em fatias.

Algumas pontas podem sobrar depois que você cortar as cebolas – mas reserve! Pois usaremos essas sobras para fazer um caramelo de cebola, a próxima receita que ensinarei aqui.

Espere o azeite esquentar no fogo alto e coloque as cebolas dentro. Não tem problema colocar esse montão dentro da frigideira ao mesmo tempo – pois a ideia é que o ingrediente ferva mesmo (e não salteie), para ir caramelizando devagar. Use uma tampa para acelerar esse processo.

Rendimento: 2 pessoas