Depois do recheio de cebola, agora é a vez do caramelo!
Esse é o terceiro e último post da nossa série sobre a tarte tatin: essa beldade de torta que é um clássico francês e que tem um pedaço do meu coração <3
Vou te ensinar a fazer um delicioso caramelo com os restos da cebola que você provavelmente utilizou quando fez o recheio da torta (que está nessa receita aqui), e a montar!
Embora tenha alguns processos, é um preparo fácil de fazer e que dá um sabor extra à torta. Dá para utilizar qualquer outro legume nesse caramelo, como alho poró, beterraba, cenoura, abóbora. Também serve como um molho para outros preparos: acompanhando uma carne de churrasco, uma asinha de frango, dentre outros.
Vamos começar?
Caramelo de cebola e montagem
INGREDIENTES
Para o caramelo
1 cebola cortada em meia lua
150g de açúcar
azeite e tomilho
sal e pimenta do reino
água morna
Para a montagem
4 cebolas para cortadas em 4
massa brisée aberta
MODO DE PREPARO
Esquente a panela com azeite e refogue rapidamente a cebola até ficar translúcida. Depois de refogada, tire a cebola da panela e reserve. Com a panela ainda quente e “suja” de cebola, abaixe o fogo e coloque o açúcar para derreter.
A parte mais importante do caramelo é: não fique mexendo! Deixe ele derreter sozinho e fique atento, pois ele costuma passar do ponto muito rápido.
Depois que o açúcar tiver todo derretido, pegue um pouco de água morna (se você tem um caldo caseiro guardado, pode usar!) e volte a cebola para deglaçar junto com a água. Deixe cozinhando em fogo baixo e sem mexer para o sabor ir apurando. Adicione tomilho, se quiser.
Quando ficar com uma cor avelã, retire do fogo e coe. Utilize as cebolas para complementar o recheio ou guarde na geladeira para outro preparo.
PARA A MONTAGEM
Essa torta se assa ao contrário! Primeiro, vamos assar numa frigideira a parte de cima, junto com o recheio. E depois, vamos levá-la ao forno para assar com a massa.
Esquente uma frigideira com azeite e coloque as cebolas cortadas em 4, em fogo médio. Quando elas ficarem bronzeadas, vire-as para assar o outro lado.
Deglaceie as cebolas com o caramelo em fogo alto até que ele reduza (aprox 2 a 3 min). Depois, desligue a panela e deixe o próprio calor dela terminar o processo. Quando chegar no ponto com bolhas bem espessas, coloque as cebolas caramelizadas – preenchendo todo o espaço.
Em seguida, abra a sua massa brisée (ensinei a fazer nesse post) e cubra a tarte tatin. Corte os excessos das beiradas até que se ajuste totalmente ao recheio. Fure um pouco essa massa para evitar que os vapores circulem por ela e destruam essa “capa”. Leve ao forno por 49min, a 180 graus. Espere esfriar e desinforme.