Me rendi: vocês pediram tanto que hoje teremos uma receita de risoto!
Mas, como o meu objetivo é sempre dar aquele passinho a mais, vou te mostrar quais são as coisas mais importantes na hora de fazer um bom risoto, e quais os pulos do gato para deixar ele melhor e ainda mais gostoso!
Primeira coisa importante: a escolha do arroz. Prefira o arroz arbóreo ou carnaroli. O mais comum aqui no Brasil é o arbóreo – ele tem grãos mais longos, retém bem os sabores e atinge o ponto de cocção em aproximadamente 15min. Já o carnaroli é mais comum entre os italianos – tem um grão relativamente médio e consistente, absorve muito bem os caldos e costuma atingir o ponto de cocção em torno de 18 minutos.
*A vantagem desse arroz específico é que tem bastante amido e é justamente o amido que dá uma liga no risoto e deixa o prato com um aveludado cremoso incrível.
Segunda coisa importante: fazer um bom caldo. Aqui, estou usando um caldo feito a partir de restos de legumes que tinham na minha geladeira. Que, pra resumir, é só você pegar todos os legumes, cortá-los grosseiramente, colocá-lo em água fria não salgada, colocar para fervura e depois deixar cozinhar por uma hora no fogo baixo. Você pode fazer caldo com tudo e qualquer coisa!
*Ah! No meu curso online Elisa Ensina, eu ensino a fazer exatamente cada tipo de caldo do zero 🙂
Terceira coisa importante: o vinho. Não precisa ser um vinho caro, só precisa que ele seja seco, não pode ser doce! Afinal nosso risoto é salgado, né? Eu prefiro usar o branco porque o objetivo do vinho no risoto é trazer uma acidez e, quando você deglaçar na panela, a acidez do vinho junto com o álcool vai começar a liberar o amido do arroz – que é justamente aquilo que vai deixá-lo com uma liga maravilhosa.
*Para você conseguir o arroz na textura ideal é importante dar uma leve tostadinha nele antes de deglaçar com vinho e entrar com o caldo. Isso vai fazer com que ele fique levemente transparente em suas extremidades.
Resultado: tenha um bom arroz, um bom caldo e um bom vinho! Vamos à receita?
Risoto de alho poró com limão
INGREDIENTES
1 alho poró grande (usar só a parte branca)
½ cebola azeite
1 xícara de arroz arbóreo
½ copo de vinho branco seco
caldo de legumes (não tem quantidade certa. o quanto baste para cozinhar o arroz)
raspas de limão
100g de queijo parmesão (ralado)
50g de manteiga (gelada)
sal e pimenta do reino
MODO DE PREPARO
risoto
Em uma panela larga e de fundo grosso, aqueça o azeite e comece a refogar a cebola picada e ⅓ do alho poró em rodelinhas. Adicione o arroz arbóreo e refogue mais uns minutinhos.
Deglace com o vinho branco e espere evaporar um pouco do álcool. Comece a adicionar o caldo de legumes aos poucos, concha a concha, sem encher demais a panela e também sem deixar secar completamente antes de adicionar a próxima concha.
Quando o arroz ficar al dente (o processo leva entre 15-20 minutos), adicione o ⅔ do alho poró e um pouco de raspas de limão. Desligue o fogo e adicione o queijo parmesão ralado.
Por último, acerte o sal e adicione a manteiga gelada. Mexa vigorosamente para emulsionar e dar ainda mais cremosidade para ‘’montar’’ o risoto.
crocante de alho poró
Esquente uma panelinha com óleo e misture o último terço do alho poró (que estava reservado) com um pouco de farinha de trigo. Frite esse alho no óleo rapidamente, só até ficar crocante. Retire com uma escumadeira e transfira para um prato coberto com papel toalha. Tempere com sal.
MONTAGEM
Disponha o crocante de alho poró por cima do risoto e decore também com algumas folhinhas (opcional) e raspas de limão.