FINAL DO PASTA WORLD CHAMPIONSHIP + RECEITA DO VENCEDOR

Um pouquinho sobre a cobertura do Pasta World Championship!

Se você me segue no instagram, provavelmente acompanhou na segunda semana de outubro toda a cobertura que fiz para o Pasta World Championship 2019. 

O Pasta World Championship é um campeonato da Barilla que acontece todos os anos sempre numa capital diferente (esse ano foi na França) para reunir chefs do mundo inteiro. Alguns passam por pré-seletivas antes nos próprios países para depois representá-los na competição final, disputando o título de Master of Pasta.

Um detalhe legal, é que para o Brasil foi fundamental que todos os participantes utilizassem as massas de trigo Grano Duro (o da caixinha azul) que são feitas lá na Itália. O diferencial dessa massa é que, além de ser feita somente de trigo e água, o grão é mais duro. Então, para quem tem dificuldade de cozinhar a massa al dente, o Grano Duro facilita bem o processo e o resultado é uma massa bem soltinha 🙂

Ela também dá uma maior sensação de saciedade em função do baixo índice glicêmico, e é naturalmente amarelada, sem adição de corantes naturais.

É muito interessante esse campeonato porque acontece bastante fusão, já que a Barilla é um produto bem italianão e tem chefs do mundo inteiro com sua culinária típica! Quem representou o Brasil esse ano foi a chef Heaven Delhaye, que chegou à final fazendo um capellini com tartare de lagostin, caviar, bagna cauda, espuma de bisque, lagostins, pó de salsinha e alga, redução balsâmica com crocante de pinolis.

Inclusive, já reproduzi aqui no blog o prato que tornou a chef Heaven campeã durante a seleção no Brasil: um Tagliatelle Barilla com pato no tucupi preto e taioba. E também tem o vídeo dessa receita no youtube 🙂

Mas quem acabou levando o prêmio para casa foi o chef japonês Keita Yuge, que fez uma mistura bem diferente de penne gorgonzola com ostra e um aroma do Japão.

Foi incrível poder conhecer tanta gente diversa, dos chefs aos influencers que estavam lá cobrindo junto comigo. Fora que, é maravilhosa a forma como eles fazem e tratam o conteúdo, pois tínhamos espaço para produzir nosso conteúdo da mesma forma que jornalistas de TV sempre tiveram.

E assim, conseguimos acompanhar de perto toda a competição e depois fotografar os pratos com calma numa área reservada. Foi uma experiência única mesmo – e o melhor: em Paris, na minha cidade do coração! 

Mas agora a melhor parte: a receita do grande vencedor para vocês! Tentem reproduzir em casa e me contem! 🙂

Penne Gorgonzola Profumo Giappones (prato do Keita Yuge)


INGREDIENTES

para a massa
100g Penne Rigate Barilla

para o molho de ostra
8pcs de Ostra
80g de Chalota
10g de Presunto de Parma
Azeite extra-virgem a gosto
2g de algas marinhas

para o molho gorgonzola com sake 
100g de Gorgonzola Doce
60ml de leite
40ml de creme de leite
40g Sake

MODO DE PREPARO
molho de ostra
Abra as ostras e, em uma tigela, tome cuidado para economizar o suco. Peneire-os e reserve. Em uma panela, cozinhe as chalotas com um pouco de azeite de oliva extravirgem até que estejam caramelizadas.

Adicione presunto e algas marinhas. Cozinhe por alguns minutos. Em seguida, adicione as ostras e o suco. Cozinhe delicadamente novamente por alguns minutos. Usando um liquidificador, reduza-o em um molho texturizado. Reserve.

molho gorgonzola com sake 
Pique a Gorgonzola grosseiramente. Em uma panela grande, adicione o leite, o creme de leite e o sake e cozinhe-os lentamente. Em seguida, adicione a gorgonzola picada e mexa até que a gorgonzola derreta perfeitamente, criando um molho suave.