CAROLINA DE PISTACHE E CRAQUELIN (PÂTE À CHOUX)

Você sabe o que é uma pâte à choux?

pâte à choux é uma massa básica de poucos ingredientes (farinha, manteiga, água e ovos) que permite variação de formatos para você criar sua própria versão dessa sobremesa.

Sua origem é meio controversa, pois é uma receita que foi sendo adaptada/aperfeiçoada ao passar dos séculos, mas atribui-se o modo como ela é feita hoje aos franceses. 

Hoje, eu vou te ensinar a fazer uma pâte à choux, como uma carolina (que vocês já conhecem), finalizado com um craquelin (um crocante açucarado) por cima para dar aquele up na receita. E, para o recheio, uma mousse de pistache – só de falar já me dá água na boca!

Se você quiser aromatizar essa craquelin e dar um sabor a mais para ela: adicione casca de laranja ou outro cítrico ou qualquer especiaria de sua preferência.

CAROLINA DE PISTACHE E CRAQUELIN (PATE CHOUX)

INGREDIENTES

pate a choux
90g de água
80g de manteiga
1 pitada de sal e outra de açúcar
100g de farinha
4 ovos

craquelin
50g de manteiga sem sal
60g de açúcar mascavo
60g de farinha

mousse
20g de pasta de pistache
30g de pistache em pedaços
20g de maisena
270g de leite
100g de chocolate branco

MODO DE PREPARO

para a pâte à choux
pré-aqueça o forno a 180 graus, ferva a água junto com a manteiga, a pitada de sal e açúcar. Jogue toda a farinha de uma vez na panela e fique mexendo até dar o ponto. Reserve até esfriar um pouco e adicione os ovos um a um. Transfira para um saco de confeiteiro e leve para a geladeira (aproximadamente 20min). Enquanto isso, faça o craquelin.

para o craquelin
misture a farinha, o açúcar e a manteiga até ficar homogêneo. Abra num silpat para ficar plano  e leve para a geladeira (ou freezer) até endurecer. Depois, corte com uns arinhos no tamanho da choux. Reserve no freezer até o momento de usar.

para assar
faça o formatinho de bolinha com a pâte a choux numa assadeira coberta com silpat (ou papel manteiga) e coloque o craquelin por cima. Leve para assar.

para a mousse de pistache
aqueça o creme de leite fresco em uma panela. Jogue o creme quente por cima do chocolate branco em gotas e a pasta de pistache (que estão em um bowl) e mexa para incorporar tudo. Transfira para um saco de confeitar e leve para geladeira (aprox. 20 min).

para a montagem
recheie as choux e monte uma maior embaixo, um pouquinho de creme por cima dela (para servir de ‘’cola’’) e uma choux menor em cima. Sirva.