MANTEIGA MEU AMOR: FEITA EM CASA, NOISETTE E AROMATIZADA

Hoje o post é todo dedicado ao ingrediente que eu mais uso na cozinha: manteiga!

Vocês já devem ter percebido que sou completamente apaixonada por esse ingrediente e que eu uso praticamente em todas as receitas, né? Então, nada mais justo do que reverenciar essa belezura num post bem especial <3

Primeiro, vou te ensinar a fazer ela do zero (a partir do creme de leite fresco) e depois vou mostrar duas técnicas: a aromatização e a manteiga noisette – que é uma das minhas favoritas. Dois segredinhos chave da cozinha que faz com que qualquer receita ganhe um sabor maravilhoso 🙂

Já ensinei aqui também a fazer a manteiga clarificada – vem ver!

Manteiga caseira, noisette e aromatizada

INGREDIENTES
creme de leite fresco
1 tablete de manteiga já pronta (para a noisette)
tomilho
alho
dill
zestes de limão siciliano
flores comestíveis (opcional)
sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Manteiga caseira
Em um bowl, adicione o creme de leite fresco e comece a bater em velocidade baixa. Em seguida, aumente a velocidade da batedeira e bata por aprox. 5-7 minutos até obter a manteiga. Passe a mistura por um pano fininho ou peneira e esprema bem para tirar o excesso de líquido. Lave a manteiga em água com gelo para retirar o excesso de leitelho. Seque bem e armazene na geladeira.

Manteiga noisette
Em uma panela de fundo grosso adicione a manteiga e deixe derretendo em fogo baixo-médio. Cozinhe até ficar com uma cor amarronzada (aprox. 6 min), mexendo de vez em quando. Transfira para um vidro e armazene na geladeira.

Manteiga aromatizada
sabor 1: com a manteiga em ponto de pomada (temperatura ambiente), misture o tomilho, o alho assado e sal. Disponha a manteiga sobre um filme plástico e forme tipo um rocambole. Amarre bem as pontas e leve à geladeira até ficar um ‘’salaminho’’ duro (aprox. 2h).

sabor 2: também com a manteiga em ponto de pomada, misture as zestes de limão siciliano, dill, sal, pimenta do reino e flores comestíveis (opcional) e disponha sobre um filme plástico e formar tipo um rocambole. Amarre bem as pontas e leve à geladeira até ficar um ‘’salaminho’’ duro (aprox. 2h).