ESPECIAL FESTA JUNINA: PORCO COM GRIBICHE

Oi genteee, tenho novidades!! Hoje eu estou muito animada para avisar que toda semana vai ter post novo recapitulando um pouco todos os conteúdos que eu divulguei nas minhas redes sociais: as receitas, técnicas e as dicas que eu considero imperdíveis para quem é apaixonado por cozinha. Então fique ligado no meu blog e instagram porque todo dia tem conteúdo novo pra você !!

Hoje vamos falar sobre um corte suíno, e, para acompanhar, uma receita clássica: a gribiche!

A carne de porco tem um preço bem acessível e, com algumas astúcias, é possível tornar a bisteca uma carne mais sofisticadas. Para acompanhar, vou mostrar o preparo de uma gribiche, que é um molho um pouco esquecido, mas extremamente clássico a base de ovos o ingredientes ácidos. Perfeita para ser usada em saladas, sanduíches ou até mesmo como guarnição única.

Para começarmos a receita, eu mostro o pulo do gato para não errar na cocção dos ovos: você deve colocar o timmer para rodar assim que colocar os ovos dentro da água da panela, que deve acontecer apenas quando essa água já estiver fervendo e borbulhando.

Para escorrer e evitar de que o ovo continue cozinhando (sobretudo para gemas moles o perigo de o ovo “passar” é maior) eu indico escorrer com uma escumadeira direto num bowl com água gelada, ou sob água corrente. Agora com essa diquinha, você nunca mais erra o ovo, sim?

Agora vamos falar sobre a carne. A bisteca custa bem barato, mas tem um pedido especial que você pode fazer ao seu açougueiro , que vai mudar completamente o resultado do corte.

Minha dica é pedir para seu açougueiro de confiança cortar a bisteca um pouco mais espessa que o normal, cerca de uns 2 cm e deixar a capa de gordura lateral que dará uma suculência maior no final. Se você ainda não tem um açougueiro de confiança, eu te sugiro conhecer um, seja dentro do supermercado, seja numa loja independente, pois é apenas conversando com a pessoa que manuseia a carne que você poderá não só mais aprender sobre os melhores cortes, quanto também fazer esse tipo de pedido especial que realmente muda a receita!

Começamos o preparo dessa carne, selado as laterais da carne, antes de selarmos cada superfície. Isso significa que você deve dar bastante cor, tostar bem a parte lateral da gordura. Em seguida, sela cada face da bisteca.

Outra dica preciosa nesse preparo é virar a carne de lado durante o tempo que estiver no forno isso garante  que os sucos internos da carne se movimetem dentro da carne, e garantam uma carne uniformemente suculenta!

Outra astúcia importante pra  você que deseja preparar uma carne macia, suculenta e saborosa, é utilizar a técnica da rega na manteiga para nutrir a carne e perfumá-la. Após já ter selado todas as superfícies da carnes, coloca-se uma colher de manteiga sem sal alho amassado e tomilho, e, assim que a manteiga espumar, rega-se a carne múltiplas vezes, até ter certeza de que a manteiga perfumada envolveu toda a carne.

E por último, mas não menos importante, o tempo de descanso da carne. Toda carne deve descansar um pouco antes de ser cortada e servida, justamente porque esses sucos internos da carne demoram alguns minutos até circularem dentro da carne. Dependendo do tamanho da carne, esse tempo vai ser menor ou maior. No caso da bisteca, 3 minutinhos foram suficientes.

Outro detalhe legal dessa receita é o óleo de pipoca. Super fácil de fazer, ele dura semanas na geladeira e dá uma surpresa super espcial pra receita. Serve de base para outros preparos: vai bem com polenta, com pure de batatas e até para acompanhar um frango assado e legumes.

Ingredientes

  • 300g de bisteca suína, cortada com uma espessura de pelo menis 2cm;
  • 15g de manteiga;
  • 1 dente de alho;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Fio de azeite;

Modo de Preparo

  1. Deixe a carne para fora da geladeira por alguns minutos até que chegue em temperatura ambiente.
  2. Salgue a carne e aqueça uma frigideira anti aderente ou grelha com azeite
  3. Sele a carne começando pelas laterais em fogo alto.
  4. Depois, sele cada lado da carne por cerca de 3 minutos, dando uma leve pressão com a espátula para deixar a superfície de carne com uma coloração uniforme.
  5. Finalize com manteiga, alho amassado e tomilho. Regue bem a carne. Essa parte é indispensável para a carne ficar bem suculenta.
  6. Leve para o forno por 4 minutos totais – em 2 minutos de cada lado
  7. Deixe a carne repousar 2 minutos de cada lado, sobre uma grelha. ( vire a carne do outro lado durante o repouso para garantir uniformidade no ponto interior)

Essa receita serve 2 pessoas.