Hoje teremos uma super novidade que – acima de tudo – é massa!
Brincadeiras à parte, mas quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu recebi um convite mais que especial da Barilla e estou cobrindo todo o processo da 8ª edição do Pasta World Championship – campeonato que reúne chefs de diferentes países para competirem pelo título Master of Pasta.
Para quem não lembra, em maio deste ano aconteceu a primeira etapa do campeonato: a seletiva. Os chefs Heaven Delhaye, Victor Dimitrow, Henrique Schoendorfer e Rodrigo Aguiar passaram por três disputas – uma entre Heaven e Rodrigo, outra entre Henrique e Victor e a final entre Henrique e Heaven.
Mas vamos ao que interessa?
O prato que tornou a chef Heaven campeã, foi um Tagliatelle Barilla com pato no tucupi preto e taioba, que honestamente ficou SENSACIONAL! E eu fui desafiada pela Barilla para fazer uma reprodução dessa receita, que será compartilhada aqui com vocês.
E em breve essa lindeza estará também no meu canal do YouTube com mais detalhes e dicas de preparo. Maravilhoso, né?
Tagliatelle Barilla com pato no tucupi preto e taioba
500g de Tagliatelle all’uovo Barilla
1 maço de taioba
2 unidade de confit
2 pedaços de mocotó
2 uni de cebola
⅓ de 1 pimenta dedo de moça
Sal grosso
Flor de sal
1 cenoura cortada rusticamente
Sal e pimenta do reino preta a gosto
1 unidade de pato inteiro
400 gr de barriga de Porco cortado em cubos rústicos
Tucupi preto
½ lata de tomates pelados
1 ramo de tomilho
2 cabeça de alho
Champignons
1 salsão
MODO DE PREPARO
- Limpar o pato, separando a pele, a coxa e sobrecoxa e o magret (peito).
- Em uma panela de pressão, selar a barriga, 1 cebola com a casca cortada rusticamente, 1 cabeça de alho com a casca cortada rusticamente, o tomilho, a pimenta dedo de moça, o mocotó e a carcaça do pato. Colocar água, sal grosso e cozinhar na pressão por 40 minutos.
- Colocar a pele do pato numa frigideira e um peso por cima. Deixar em fogo baixo até dourar bem. Levar ao forno a 180º graus até ficar crocante.
- Dourar o magret numa frigideira com sal, alho amassado, folhas de tomilho e manteiga. Finalizar no forno. Fatiar na hora de servir.
- Abrir a panela de pressão, retirar as coxas e sobrecoxas do pato. desfiar, coar o caldo.
- Ter 2 frigideiras bem quentes, jogar o liquido dentro para reduzir rápido. Numa outra panela, dourar cebola em cubos pequenos, o alho picado, as folhas de tomilho, a carne desfiada, o molho já reduzido e o tucupi preto.
- Cortar a Taioba em fatias parecidas com a massa, escaldar em água quente com sal grosso. Coar.
- Numa GN pequena coloque os dentes de alho, cobrir com azeite e leve ao forno a 180 graus.
- Cozinhar a massa em água fervente com sal grosso. Coar e misturar com a Taioba e um pouco do molho.
“THE ART OF PASTA”
Este é o tema da edição deste ano! Para nós, preparar massa é arte. Por isso, o evento pretende reinterpretar e transformar o ato de fazer massas por grandes mestres ao redor do mundo.
E nada melhor que fazer essa final do campeonato na capital da arte, né? Segundo eles, em outubro, Paris ganhará um novo apelido: a capital da massa. Escolheram o Pavillon Cambon como o local da edição, onde os 12 chefs competirão e demonstrarão suas habilidades.
Serão 3 etapas com todas as receitas autorais. 5 juízes, entre chefs renomados e artistas, irão avaliar também a parte artística em cada prato. Não deixam mesmo passar batido o tema da edição! Achei incrível 🙂