BADEJO CURADO + VINAGRETE DE MELANCIA E MARACUJÁ

Já imaginou uma guarnição feita com melancia e maracujá?

Vocês já devem ter percebido que eu adoro ensinar receitas clássicas por aqui, né? Mas, também gosto bastante de misturar o clássico com ingredientes e técnicas mais diferentes e juntar tudo em um prato saboroso e sofisticado 🙂

Pois bem, no post de hoje vou ensinar um preparo bem clássico – que é o peixe levemente curado – e, para acompanhar, vou fazer uma guarnição ousada e refrescante: vinagrete de melancia e maracujá!

Pode ser vir como uma entrada mais elegante ou também como uma opção de prato principal mais leve.

Essa receita é um clássico nórdico (come-se muito na Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, etc), mas aqui a gente vai fazer uma gravlax* com o badejo, um peixe branco que é super comum no litoral brasileiro.

Você pode usar também o robalo, pargo ou qualquer peixe branco que tiver mais gordinho!

*Gravlax é o nome dado à técnica de cura do salmão. Tem origem escandinava, mas foi difundida para vários lugares do mundo. O método tradicional é feito com salmão e leva, no mínimo, um dia para ficar pronto. Mas nesse preparo vou te ensinar uma versão mais instantânea usando o badejo.

Vamos começar?

Badejo Curado + Vinagrete de Melancia e Maracujá

INGREDIENTES
2 filés de peixe (já limpos, sem espinhas)
200g sal grosso
100g sal fino
120g açúcar refinado
aprox. 30g pimenta do reino em grãos
aprox. 20g zimbro em grãos
1 pedacinho gengibre
1 limão siciliano
1 limão taiti
3 colh (sopa) suco melancia
1 colh (sopa) + ½ de suco maracujá
azeite

MODO DE PREPARO

cura do peixe
Em uma tigela, misture o açúcar, o sal grosso, o sal fino, a pimenta do reino + zimbro (processados até virar um pozinho) e o gengibre ralado. Rale zestes de limão siciliano e limão taiti sobre os filés de peixe e cubra os filés com essa mistura. Deixe curar por 7 min. Depois disso, lave os filés para retirar o excesso dessa mistura e reserve na geladeira até o momento de usar..

melancia desidratada
Fatie a melancia em fatias fininhas, disponha sobre uma grade e leve ao forno a 80-100 graus para secar/desidratar por aprox. 2h. Caso o seu forno não atinja essa temperatura tão baixa, coloque no mínimo e deixe uma colher de pau na porta para mantê-la semi aberta.

vinagrete
Com o suco de melancia e maracujá já feitos, misture tudo numa tigela junto com um pouquinho de suco de limão, sal, zimbro e pimenta do reino (moída) e emulsione tudo com azeite. Prove e ajuste a seu gosto (se quer deixar mais ácido).

empratamento
Corte o peixe bem fininho e disponha no prato: as fatias de peixe + fatias de melancia desidratadas com raspas de limão siciliano e limão taiti por cima + o vinagrete e um pouco de flor de sal. Decore com beldroega e algumas flores comestíveis (opcional).