Sempre me perguntam por aqui: “Elisa, como eu emprato uma receita para parecer um prato refinado de restaurante?”
Por isso, hoje eu vou ensinar cinco empratamentos diferentes usando um purê ou qualquer caldo mais espesso! São dicas super práticas e rápidas pra você conseguir um resultado muito sofisticado 🙂
Para essas dicas, eu sugiro que o seu caldo ou creme seja mais lisinho, ok?
PRIMEIRA DICA:
A famosa vírgula! Ela funciona melhor com um purê de textura mais lisa.
Você vai colocar no alto do prato um pouco do purê com uma colher e logo em seguida tirar o excesso dela. Depois, com a parte superior da colher, faça um movimento de vírgula no prato. Esse empratamento é ideal para servir peixes e carnes ao lado de um molho, preenchendo o vazio que restou ou, com molhos de texturas diferentes.
SEGUNDA DICA:
Com uma espátula (que você pode adquirir na zôdio), coloque um pouco do purê na extremidade do prato. Comece do alto até encostar no prato, de forma uniforme. É uma forma de empratar mais delicada e que eu aconselharia usá-la para uma entrada.
TERCEIRA DICA:
Coloque uma colher do purê bem no centro do prato e pegue o verso de um copo ou taça para “amassar” no centro. Vai ficar um desenho interessante e é ideal para empratar em forma de círculo.
QUARTA DICA:
Para esse formato, o ideal é ter uma mistura uma pouco mais líquida.
Faça uma espiral em volta do prato com pouca quantidade de purê na colher. Se precisar, volte a preencher a colher – mas fica mais fácil quando ela não está cheia.
Esse empratamento fica perfeito quando temos poucos elementos no prato ou quando temos elementos que contenham pouco volume. Ele centraliza as guarnições, fazendo com que tenha a sensação de um prato bem mais preenchido. Fica ainda mais bonito e natural quando cai uns pontinhos de purê fora do espiral!
QUINTA DICA:
Você vai usar uma colher na lateral do prato para “escorregar” o purê e dar a aparência de uma quenele – mas sem ser tão estruturada. Coloque o purê na colher, posicione de lado, deixe cair um pouco e puxe! Ela vai ficar com essa “aba”, tornando-a simples – mas que dá um charme e tanto!
O bom dessa falsa quenele é que ela é bastante coringa! Vai bem tanto com pratos vegetarianos quanto com carnes no geral.
Gostou? Então vem ver o vídeo do meu canal no youtube! E se tiver uma sugestão de post, comenta aqui embaixo! 🙂