TRILOGIA BRIOCHE: RECHEIO DE BRÓCOLIS

Esse é o segundo post da trilogia Brioche!

Já que estamos em uma semana toda dedicada a essa beleza francesa que é a brioche, hoje vou te ensinar a fazer ela salgada com um recheio maravilhoso de brócolis – esse ingrediente que todo mundo ama!

Essa receita é inspirada em um prato que serviam lá no Plaza Athénée: uma brioche recheada de couve-flor fermentada com trufa e queijo comté. Mas, fica um pouco difícil reproduzir esse prato aqui, né?

Por isso, resolvi fazer uma versão mais simples com brócolis. Ela pode ser feita também com escarola, couve-flor (como a original) ou repolho – fique à vontade!

Vem ver aqui o post onde ensino a fazer a massa!

Um dos pontos principais dessa receita é temperar bem o brócolis (usei sal, pimenta do reino e azeite) antes de levá-lo ao forno. E você tem duas opções: levá-lo ao forno envolto em um papel alumínio ou sem nada. Eu prefiro não usar o papel para que ele fique mais tostadinho!

O outro ponto principal e a melhor parte dessa receita é a finalização: ralar queijo comté por cima da massa, deixando tudo ainda mais delicioso. Gosto de fazer com esse queijo porque ele me lembra a França, que foi onde eu aprendi essa receita.

Mas você pode usar queijo parmesão, por exemplo! Minha dica é não escolher queijos muito curados (tipo grana padano), porque eles normalmente não derretem tão bem, e acabam não formando aquele gratinado perfeito.

Depois do queijo, é só levar ao forno por uns 40min ou até que dê uma boa dourada.

Abaixo, segue a receita explicadinha para você não se perder!

Brioche com recheio de brócolis


INGREDIENTES
Recheio de brócolis

2 brócolis tipo ninja
100g queijo comté fatiado
azeite, sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Tempere o brócolis com sal e pimenta do reino e leve ao forno por aprox 50min;
  2. Enquanto isso, abra a massa da brioche já descansada até obter uma circunferência;
  3. Retire o brócolis do forno e deixe esfriar antes de colocá-lo na massa.
  4. Posicione o brócolis no centro da massa;
  5. Faça incisões diagonais nas bordas da massa;
  6. Com ajuda de um aro, envolto por papel manteiga amanteigado, cubra o brócolis com cada “aba” da ponta da massa cortada, e posicione esse pacotinho de brócolis no aro. Deixe descansar para crescer, por 30 minutos;
  7. Depois de descansada, pincele a massa com gema de ovos, cubra com fatias de queijo comté a gosto e leve para assar.
  8. Asse a 180 graus graus em um forno pré-aquecido por aproximadamente 40 min.

Rendimento: 2 pessoas

Quando tem esse prato nos meus menus, eu sempre corto uma fatia e sirvo com um pouquinho de chimichurri – um azeite delicioso temperado com ervas – e finalizo com flor de sal e pimenta do reino moída na hora.

E aí, curtiu?

Se você acompanhou até aqui essa série linda de posts, e sobrou um monte de brioche na sua casa, fica tranquilo! A próxima receita é uma pain perdu, a versão francesa da rabanada. Super fácil de fazer e ainda aproveita um ingrediente que tá sobrando, que é a sua massa de brioche envelhecida 🙂

Essa é uma das minhas sobremesas favoritas e é surreal de boa. Fica ligado!