Prato típico da cozinha francesa, o carré é um corte do lombo do cordeiro muito usado em ocasiões especiais. E, por ser uma peça sofisticada, muita gente acaba com medo de fazer em casa.
Além desse medo, algumas pessoas também têm dúvidas quanto a diferença entre carneiro, cordeiro, ovelha – mais um motivo para usar essa carne por aqui. O cordeiro é o animal ainda bebê, com até seis meses de idade. De seis meses a um ano, ele passa a ser chamado de borrego e carneiro ou ovelha (fêmea) já é o animal na fase adulta.
E qual a diferença entre eles?
O que varia é a maciez da carne, o quanto de fibra e gordura eles têm e o tamanho do animal.
O cordeiro é o que costuma ser mais macio e saboroso!
Bom, meu papel aqui hoje é desmistificar esse medo. Até porque, pasmem: é uma das proteínas mais fáceis de fazer! Existem técnicas para fazer a cocção perfeita e os temperos e condimentos que farão a diferença neste prato maravilhoso. Então, fica tranquilo, que essa receita e dicas são para você que quer impressionar com um menu refinado e sofisticado – mas sem precisar se estressar na cozinha 🙂
Levanta do sofá, pega um caderninho e vem aprender junto comigo!
Primeiramente, resolvi fazer um azeite aromatizado com ervas defumadas para acompanhar a carne, que combina com muitos tipos de preparos e que dura vários dias na geladeira. Um sonho.
Para fazer esse azeite, você precisa aquecer levemente a temperatura dele ou processá-lo com outro ingrediente e depois coar. Anota aí:
Azeite defumado com ervas
INGREDIENTES
1 maço de tomilho
1 maço de alecrim
60ml de azeite
MODO DE PREPARO
- Desfolhe grosseiramente o tomilho e o alecrim;
- Queime o alecrim e o tomilho com maçarico ou direto na boca do fogão;
- Processe com azeite e depois coe em uma peneira bem fina.
Escolhi defumar o alecrim e o tomilho, porque eles harmonizam muito bem com o carré de cordeiro. Mas não tem problema se você preferir fazer com sálvia, orégano, tomate ou alho, esse azeite pode ser feito com basicamente tudo o que você quiser.
Desfolhei grosseiramente as ervas, só para não ficar pedacinho dos galhos e defumei usando um maçarico. Caso não tenha um, coloque no forno em uma temperatura alta e fique de olho assim que começar a queimar. Quando sair aquela fumacinha já está no ponto!
Dica: invista em uma panela de ferro, porque ela terá mil usos. E um deles é você poder tacar fogo com segurança na sua cozinha, rs.
O resultado é um azeite pretão, com um perfume incrível, que vai funcionar muito bem com um churrasco. Na verdade, harmoniza com todas as proteínas animais que você pode imaginar! Eu sempre finalizo com um pouco de sal para equilibrar o sabor defumado dele. Depois disso, reserve.
Rendimento : 2 pessoas
Carré de Cordeiro
INGREDIENTES
300g de carré de cordeiro (cortada espessa)
15g manteiga
1 dente de alho
Sal, pimenta e tomilho a gosto
Fio de azeite
MODO DE PREPARO
- Usando o dorso da faca, raspe os ossos do carré para limpá-lo bem (apenas fins estéticos);
- Deixe a carne para fora da geladeira por alguns minutos até que chegue em temperatura ambiente;
- Salgue a carne e aqueça uma frigideira anti-aderente ou grelha com azeite;
- Sele o carré em fogo alto, começando pela suas extremidades;
- Depois, sele a parte exterior por cerca de 3 minutos, oferecendo uma leve pressão com a espátula para deixar a superfície da carne com uma coloração uniforme;
- Finalize com manteiga, alho amassado e tomilho. Regue bem (isso deixa a carne bem saborosa!);
- Deixe a carne repousar por 2 minutos sobre uma grelha (deve-se virá-la de lado durante o repouso para garantir uniformidade no ponto interior).
Para o empratamento, usei uma tábua de madeira – já que fiz para servir como se fosse um churrasco. Coloquei o azeite defumado para acompanhar e voilà!
Delícia, né? Me conta nos comentários o resultado?
Ah! Nesse post, eu mostro algumas opções de guarnições menos óbvias para servir o cordeiro. Vem ver!